Projeto construtivo usa plástico reciclado em sua estrutura

fev - 12
2018

Projeto construtivo usa plástico reciclado em sua estrutura

Empresa italiana apresenta o Projeto Ecossistema que garante economia e agilidade nas obras

O mercado de construção civil ganhou uma nova tecnologia no Brasil. O Projeto Ecossistema da Presanella Building System, indústria italiana especializada em projetos de construção civil, traz uma inovação para o setor com sua tecnologia que recicla o plástico destinado aos lixões, transformando-o através do processo produtivo em tijolos e demais materiais que compõem o projeto arquitetônico para construção de casas, sejam populares ou de alto padrão. Os tijolos e demais componentes permitem a construção de casas com nível tecnológico muito elevado em curto tempo, além de custos reduzidos.

A Presanella possui sede na Província de Brescia na Itália, ocupando uma área de mais de 4.000 metros quadrados, e inaugurou uma fábrica em Assunção no Paraguai, que recicla plástico e produz os elementos mais importantes da tecnologia pensando em atender a toda América Latina, garantindo agilidade no atendimento aos pedidos e a imediata disponibilidade dos elementos da estrutura que compõem o projeto construtivo. No Brasil, a empresa possui operação comercial através da Propeller Representações.

Obra em execução

O principal material utilizado é o plástico, que produz todos os elementos que compõem a casa: cofragens, iglus, diferentes tipologias de tijolos para montagens das paredes, demais peças e vigas para sustentação do telhado. Para construir uma casa de 80 metros quadrados, são reciclados cerca de 2.500 kg de plástico.

 

Entretanto, o projeto construtivo engloba uma casa completa, pois o plástico é apenas a forma, como os materiais de alvenaria comum, mas a fundação e as paredes são compostas também por cimento, isopor e água. Este cimento leve aumenta o isolamento acústico e térmico da construção, o que contribui para redução de despesa de energia para o aquecimento da casa.

Outro diferencial do projeto é o baixo custo, devido a seleção atenciosa aos materiais utilizados, armazenamento de todos os componentes em espaço reduzido, ausência de maquinários e a redução da mão de obra especializada para a construção das unidades habitacionais. O trabalhador responsável pela construção se cansa menos, pois os elementos que ele precisa movimentar durante a obra são leves. O mais pesado é a treliça inteira do telhado que possui 28kg. Ao adquirir o produto, a Presanella disponibiliza um engenheiro para treinamento da mão de obra e acompanhamento da construção. Esses fatores diminuem os acidentes de trabalho.

“A maior vantagem do Projeto Ecossistema da Presanella é a facilidade em construir uma casa com o que há de melhor em tecnologia construtiva sustentável, com agilidade e segurança. O resultado será uma casa térmica e confortável para morar seguindo rigorosamente todos os padrões de qualidade exigidos” afirma Giuliano Aulicino, Gerente Executivo de Vendas da Presanella Brasil.

“Nosso Projeto Ecossistema já é uma realidade em muitos países como Itália, Emirados Árabes, Arábia Saudita, África do Sul, Senegal, Costa do Marfim e Paraguai. Estamos trazemos essa inovação para o Brasil por acreditarmos no potencial deste mercado no país. Começamos a construção de duas casas modelo em um grande loteamento em Maceió, Alagoas” relatou Michele Manzoni, Diretor Executivo da Presanella Building System.

Em resumo, as vantagens do sistema Presanella são:

  • Rapidez e simplicidade na construção;
  • Redução real dos diferentes materiais de construção;
  • Redução dos volumes e peso da embalagem;
  • Facilidade no transporte e armazenamento dos materiais;
  • Uso limitado de concreto e armação de ferro nas fundações;
  • Redução real de uso de maquinários;
  • Redução na utilização de técnicos qualificados e mão de obra;
  • Redução real do risco de acidentes na obra.

Para apresentar a tecnologia do projeto ecossistema da Presanella, a empresa coloca à disposição representantes comerciais que atuam no Brasil.

Aos interessados em obter mais informações, a empresa disponibiliza o site http://www.presanella.eu e o atendimento pelo telefone (11) 2629-4703 ou e-mail giuliano.aulicino@presanella.eu.

Fonte: Obra24Horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *